PEDRADASNDO PEDROKA- EXCLUSIVA - LUCIANO RODRIGO DE OLIVEIRA MÉDICO E MARATONISTA

 Médico e maratonista Luciano Rodrigo Silva de Oliveira, já percorreu mais de 30 mil quilômetros correndo a pé, distância equivalente a uma vez e meia o percurso entre Porto Alegre 20.029,11 km ao local antípoda - pedaço de mar do leste da China, a oeste das ilhas Tanega-Shima, no sul da ilha principal do Japão.



Quem sou?

Luciano Rodrigo Silva de Oliveira, nascido em 14/09/1971, formado médico no dia 20/12/1995 pela UFPR com residência em clínica médica e cardiologia, residindo em São Bento do Sul desde 17/01/2000.




Quando surgiu a vontade de começar a correr?

Iniciou em fevereiro de 2009, quando contratei uma Personal Trainer para sair do sedentarismo. Ela me incentivou na corrida e a primeira corrida de 8 Km contínuos foi dia 29/7/2009.

Qual a quilometragem de início e quantas vezes por semana? 

Nos primeiros meses eu corria em torno de 3 Km, umas três vezes na semana.

Até o momento já foram quantos  mil quilômetros?

Até o dia de hoje (18/08/2024) já registrei 30.146 Km corridos.


Costuma participar de competições oficiais?

Tenho mais de 100 medalhas de participação em corridas, foram 19 maratonas (42.198 metros) e umas 10 vezes a Volta a Ilha (corrida de revezamento de 140 km em Florianópolis).

Qual considera ter sido a  mais importante e onde?

A mais importante sem duvida foi a corrida de 50 Km que fiz com amigos aqui em São Bento do Sul, para comemorar meus 50 anos.


Qual foi seu melhor resultado?

Foi na maratona de Punta del Este, em 18/09/2016 que completei em 3:12:23 horas.

Nos seus treinos diários quantos km percorridos?

Entre 6 e 32 Km, dependendo da fase de treinamento que eu estiver.

Qual o horário habitual?

Com raras exceções, corro as 05:10 horas da manhã.

Quantas vezes por semana?

Atualmente 4 vezes na semana.

O clima é um obstáculo ou não tem tempo ruim?

Não corro se tiver ocorrendo uma tempestade de raios ou chuva com temperatura abaixo de 10C. Adoro correr na chuva e com temperaturas abaixo de zero grau.

Algum incidente de percurso que marcou?

Já sofri umas 5 quedas, a última foi dia 24/12/2021 com um machucado profundo no joelho e mãos. Após isto passei ir a correr com lentes de contato.

Qual seu  maior desejo e objetivo?

Completar uma maratona aos 100 anos de idade

Próximos desafios?

Dia 25/08/2024, Maratona de Florianópolis.

Conselho para que deseja iniciar a prática?

Comece com distâncias curtas, com um bom tênis e participando de alguma grupo de corrida (temos vários em São Bento do Sul). Participe de provas, é um fator de motivação incrível e não esqueça de fazer uma avaliação médica antes de aumentar as distâncias ou propor desafios pessoais

Livre para suas considerações.

Tenho certeza que a corrida salvou minha vida, hoje sinto que sou mais jovem que quando eu tinha 50 anos. A corrida também me trouxe muitos amigos, inclusive um que considero meu irmão e reside em Minas Gerais. O conheci somente graças a corrida.

Comentários

  1. O Dr Luciano, além de ser um grande cardiologia, é um ser humano maravilhoso. É o meu cardiologista pesoal e um grande motivador de minha saúde física. Sou muito grato a ele que, por ocasião
    da pandemia da COVID me deu toda atenção na minha pós alta hospitalar e cuidou de minha recuperação total. Já não não sei ha quantos anos o escolhi meu médico. Atualmente, faço os meus treinos na CLINIMERS, sua clínica de reabilitação.
    Gratidão, Dr. Luciano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

Fazendo o bem