O grupo é o 1º e não será último

        O grupo é o 1º e não será                                último                

- São Bento do Sul - Fundado em 2009, o Grupo 1º Choro continua se apresentando e provocando muitas choros e recordações. choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira surgido no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho – a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas, mas com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.

São Bento do Sul considerada a Cidade da Música para mais ser considerada neste contexto, desde 2009 têm o Grupo Primeiro Choro que incorporou ao seu repertório as composições que mostram todo o talento de nossos compositores, encantando o público em suas apresentações.

Assim foi na noite de ontem, 12, na apresentação na Asbeti que  reuniu uma plateia de admiradores que puderam curtir uma apresentação de gala dos talentosos e virtuoses músicos que foram alvo de muitos aplausos.

Compõe o Grupo Maria Luiza (flauta), Rafael (Violão 7 cordas), Cristiano (Bandolin), Juarez (ritmo), Alessandro (cavaquinho) que se apresentaram com a cantora Laíne que deu uma canja deixando  a todos com a vontade de mais uma.

         Laíne deixou a plateia com vontade de quero mais

No próximo dia 18, às 19:00 na Escola de Música Donaldo Ritzman, Rafael (violão) faz uma apresentação solo de seu instrumento.

RELEMBRANDO

Matérias publicadas no Blog do Skiba

PRIMEIRO CHORO 16 de agosto de 2023

O grupo faz parte da Escola de Música Donaldo Ritzmann e é composto pelos professores de música Rafael Guimarães com violão 7 cordas, Cristiano Fendrich no bandolim, Juarez de Oliveira Júnior com pandeiro e Maria Luisa Noriller Taschek na flauta. O grupo foi formado em 2009 com o intuito de difundir um novo gênero musical entre os demais já praticados pela escola.

O público são-bentense foi premiado na noite de ontem, 15, com mais uma belíssima apresentação destes músicos virtuoses que encheram nossos corações de alegrias e um bálsamo para nossos ouvidos. Confesso que me emocionei e muitas boas lembranças me vieram à cabeça. Meu ouvidos foram educados para este tipo de música pelo saudoso amigo e maestro Carias (violão 7 cordas e Tenor), com o qual fui presenteado após sua passagem e guardo com muito  zelo e carinho. Também mestre Bera (Regional do Bera) cujos CDs não me canso de ouvir. Foram anos de convivência e muitos choros de alegria. Obrigado Primeiro Choro pelos bons momentos e continuem na sua jornada.


PUBLICADA EM JUNHO DE 2010

Grupo Primeiro Choro

Intitulado de “Primeiro Choro”, o grupo é o primeiro do gênero em São Bento do Sul, e traduz o resultado dos anos de docência do professor Edson Figueiredo na área de música. O grupo foi criado em 2009 e já em seu primeiro ano de existência foi convidado a participar do Projeto Choro na Cidade, no qual realizou 16 apresentações em escolas da rede municipal de ensino. Também foi o responsável pela apresentação musical na “1ª Noite do Choro”, único evento municipal que reúne os músicos praticantes do choro.

Atualmente o grupo é coordenado por Edson Figueiredo, que participa tocando bandolim, além dos músicos Aparecido Vasconcelos – Violão, Robson Cabral – Violão de 7 cordas, Givanildo Souza – Cavaquinho, e Maikel Wernke- pandeiro.

Willian David Pscheidt
Bacharel em saxofone e diplomado em Licenciatura em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Iniciou seus estudos em Rio Negrinho na Escola de Música Profº Valdeci Maia sob orientação do professor Carlos Alberto Pinto Junior. Em Curitiba, foi aluno do saxofonista Rodrigo Capistrano na EMBAP. Participou de diversos festivais de música e masterclass de saxofone, estudando com Francisco Ferreira (Portugal), Rodrigo Capistrano, Wilson Annies, Marcio Shuster e Vinícius Dorin.

É professor de saxofone da Escola de Música Donaldo Ritzmann em São Bento do Sul e integrante do grupo de saxofones BraSax.

                           Apresentação na Praça em 2010


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recall 2024

IMAGINE

SOCIEDADE - 23-08