Cerca de 2 mil metros de rede de esgoto serão instalados


A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha na instalação da rede de esgoto tratado, no Loteamento Alpestre, localizado no bairro Lençol. Ao todo serão colocados aproximadamente 2 mil metros de tubos de 150 milímetros, com duas elevatórias de bombeamento, até a estação compacta, que será construída na sequência.
Geraldo Weihermann, presidente do Samae, explica que o projeto inicial das 338 casas conjugadas, previa a instalação de fossa e filtro, em cada um dos terrenos, porém com o acordo entre a Prefeitura, Caixa Econômica, Samae e Emhab, foi possível disponibilizar aos futuros moradores um sistema moderno e que garante a eliminação do esgoto, com risco mínimo de agressão a natureza e de contaminação por bactérias.
O objetivo principal da instalação da rede durante a fase de construção das casas, é evitar transtornos futuros. “Além dos benefícios que o esgoto tratado trás para a comunidade e para o meio ambiente, a instalação antes mesmo das casas estarem habitadas melhora a locomoção das máquinas e servidores, pois não existe nenhum transtorno no trânsito, e se contar na comodidade de receberem tudo pronto quando se mudarem para suas casas”, observa Geraldo.
No local onze servidores do Samae trabalham desde a última sexta-feira, dia 27. Eles estão divididos em duas equipes, de forma que a primeira faz a abertura da vala e colocação de tubos, outra faz o serviço de ligamento nas residências. “Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, em três dias de serviços já foram fixados 310 metros da rede, e seis poços de visitas (PV)”, relata o chefe da divisão de esgotos do Samae, Sandro Baier.
A cada cem metros de tubulação, é instalado um PV. Para a obra no loteamento, estão previstos a colocação de cerca de trinta poços, com a largura de 80 centímetros de diâmetros para a rede com até dois metros de profundidade, nos locais onde a profundidade é maior, o PV será de um metro de diâmetro.
O projeto desenvolvido pela engenheira sanitarista Vivian Máximo e pela engenheira civil Francine Mares, ambas do Samae, prevê o investimento de R$ 260.641,00 para a conclusão da rede. A estação compacta de tratamento, em fase de elaboração de licitação, não está inclusa no orçamento e a instalação será no final da rua Francisco Eckstein.(foto Luciana Nagorski)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -