Pedradas do PedroKA - Miscelânea

Meses de março e abril serão os meses decisivos                          para o pleito de 2020


O fim das coligações proporcionais e o prazo para filiações transformou os meses de março e abril em um período decisivo para as eleições municipais de 2020. É que pela nova legislação, os partidos terão que concorrer com chapas próprias para vereador e têm até 4 de abril para filiar os futuros candidatos ao legislativo. Como não poderão mais se unirem a outras legendas para disputar cadeiras nas câmaras, na prática isso significa que as siglas têm menos de três meses para atrair os pré-candidatos que vão disputá-las em outubro.

Além disso, de 5 de março ao dia 3 de abril será aberta a chamada “janela partidária”, quando os vereadores poderão mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato. Isso deve fazer com que muitos parlamentares troquem de sigla, em busca de uma legenda em que tenham mais chance de conseguirem à reeleição.

“Atrelado ao prazo mínimo de filiação partidária, o fim das coligações na eleição proporcional deverá causar uma transformação na estrutura partidária brasileira, com a finalidade de fortalecimento das siglas mais estruturadas e que valorizam o trabalho prévio, como encontros, palestras, eventos formativos e processos seletivos entre os filiados para a obtenção de possíveis candidatos”, explica o cientista político Tiago Valenciano, doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Segundo ele, o fim das coligações partidárias nas eleições para vereador será um fator primordial para a definição do cenário eleitoral como um todo.

Recorde – Valenciano lembra que sem o instituto da coligação, os partidos disputam sozinhos e contando apenas com seu próprio quadro de pré-candidatos, sabendo que podem contar somente com os nomes filiados até o fim de março. Quer dizer, mais do que a necessidade de observar o prazo mínimo de filiação de seis meses antes da eleição, é importante ter uma chapa de vereadores bem desenhada, fator fundamental para a disputa para prefeito. Uma boa equipe de pré-candidatos à vereança aumenta a probabilidade do sucesso do candidato à prefeitura, avalia ele.

Esses fatores reforçam a possibilidade de que as eleições deste ano tenham um número recorde de candidatos a prefeito. Isso porque partidos que não tiverem candidatos próprios às prefeituras tendem a ter dificuldades para atrair pré-candidatos competitivos a vereador. Os nomes mais fortes às cadeiras na câmaras tenderam a buscar legendas com candidatos à prefeito, pois o cabeça de chapa ajuda a dar visibilidade à chapa de candidatos a vereador e a garantir mais votos de legenda na disputa proporcional.

A praça
A gente vai crescendo
Vai crescendo
E o tempo passa
E nunca esquece a felicidade
Que encontrou
Sempre eu vou lembrar
Do nosso banco lá da praça
Foi lá que começou a nossa história
Que agora ficará só na memória

Nunca mais
A mesma praça, o mesmo banco
As mesmas flores, o mesmo jardim
Tudo ficará diferente, por isso estou triste
Porque tudo será mudado
E continuarei amargurado
Os corações ali apaixonados
Sentirão que algo lhes foi tirado
E assim vamos apagando o passado

Obras na praça Getúlio Vargas



- Para resolver o problema da falta de funcionários no INSS, o governo Federal resolveu contratar 7 mil militares da reserva. Prova de que faltou planejamento fazer uma reforma sem estrutura. Também esqueceram que existem mais de 12 milhões de desempregados e sem salário. Ainda que temporárias ou não, estas vagas poderiam ser preenchidas por parte deste contingente e não por quem já recebe salário.



Sala VIP
      Uma por dia




Viviane Theigs enfeita a quarta-feira



Gente que é notícia



 Médico e ex-prefeito Fernando Tureck, Flávia a pequena Laurinha e o mascote da família



 O músico Gilson Machado emoldurado por Luciana Pilz Berkenbrock e Ana Cristina Meinert




Sob os céus da Paris e à sombra da Torre Eifel, Izan Husmann e Zenaide Fischer ladeados pelos filhos Daniele dele e Lucas Henrique , dela. Vivendo com sabedoria










      Cel. Eng. Damásio Douglas Nogueira Junior - cmdt substituído



CARTA ROMANCISTA 52
QUESTÕES DA ALMA (DA MULHER)

por Ricardo Oliveira

A condição viva e simpática de quem consegue ser quem realmente é. Vejo que em meio a conversa, também existe um pouco de silêncio pairando no ar.
Permaneço verdadeiramente encantado com o sorriso a qual foi me
apresentado. A condição viva e simpática de quem consegue ser quem realmente é. Vejo que em meio a conversa, também existe um pouco de silêncio pairando no ar. No ar de uma cidade josefense, e sem palavras. A comunicação vai além do coração, por isso, os olhos são como estrelas.
 Passo tempo não tão suficiente, mas foi uma companhia com significados intensos e me pergunto:  - Há algum segredo em seu interior? Sim, deve haver, com certeza, entretanto, o melhor vem a ser, não tentar se aprofundar nestas questões da alma de uma mulher. O importante mesmo, consiste em viver o momento, nem que seja breve.
Breve, não quero nunca dizer, pois sempre se pode retomar a conversa anterior de uma forma ou de outra. Para quem caminha escrevendo ao longo do tempo, o encontro perfeito das águas do oceano com a criatura existente nele. Compreender a magnitude da experiência, tem o seu lado rico, e também um lado frustrante.
Frustrante, se pensar o quanto posso ficar somente com traços na memória. Mas, como já falei nesta carta, sempre a retomada é possível nesta vida. E a despedida, antes se eu seguir o meu rumo de volta para casa, veio da moça a qual tomou conta do ambiente com o perfume de sua essência:  - Até a próxima! O jeito é esperar então. o que acontecerá, se chama: mistério.

CARTA ESCRITA EM 07/01/2020.


Permita Que Eu Te Sinta

Seu corpo é fogo
Ao ver me deixa quente
Criando fantasias
No meu quarto com você;
Eu só te peço
Permita que eu te sinta;
Eu quero ser
Mais que a sua poesia poética
E um tanto atrevida;
Eu quero ser a sua perdição;
Colar meu corpo junto ao seu
E deixar que você me toque
Como se não houvesse
O tempo do relógio nos dizendo
Que temos que ir;
Quero sentir
O perfume do seu corpo
No meu
E a minha pele molhada na sua;
Transpirando os desejos
Respirando tesão;
Sendo a sua safada
Sussurrando gemidos.
Se você permitir
Eu serei o seu vício.

Clarisse Da Costa é poetisa em Biguaçu





Comentários

  1. Grande Skiba. Sou um mero simples cidadão Sãobentense, não merecedor das vossas referências. Sucesso. Obrigado e um abraço enorme Pedro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA